segunda-feira, 21 de setembro de 2009

COMPARTILHANDO IMAGENS, GRÁFICOS, RECEITAS E ESQUEMAS E SUAS CONSEQUENCIAS LEGAIS

Olá, amiga!

Hoje recebi o email abaixo e achei interessante trocar algumas idéias sobre esse assunto com você.

Olá, Sônia!
Queria agradecer por postar a bolsa...mesmo eu tendo deixado o blog meio de lado.
Olha eu queria sua orientação.Eu consegui baixar imagens de várias revistas MOA e queria compartilhar com as pessoas mas não quero me prejudicar,como vc é uma blogueira de mão cheia,me diga existe algo na lei que impeça de postar revistas para as pessoas?
Desde já agradeço.
Carolina
http://carolinartes.blogspot.com/



Olá, Carolina e amiga leitora!

Não sou uma grande conhecedora das leis de uso da internet. Tenho uma pequena noção, adquirida através da leitura de revistas semanais, programas de televisão e na própria net.
Leis que regulamentam o uso da internet internacionais inexistem no nosso país. Estão em forma de projetos de lei no congresso ou são muito novas. Devemos inclusive procurar nos inteirarmos melhor sobre isso. Caso você tenha algum conhecimento e puder nos repassar posto aqui  no blog para que possamos nos ajudar umas as outras.
Hoje, me direciono mais pela intuição e o que acho ser ético. Tenho muito receio de postar trabalhos que não são meus e revistas nacionais. Existe um grande risco de se sofrer um processo por usar  imagens que não são nossas. Podemos com essa atitude prejudicar empresas ou pessoas, interferindo nas suas não vendas. Se isso se propagar podemos contribuir para a falência dessas empresas ou pessoas e isso é muito sério. Existe todo um trabalho e gastos para se produzir revistas e fotos.
Já fiz uma revisão em parte do meu blog principal e vou fazer da outra. Quando iniciei meu blog não tinha noção de nada sobre a net.
Não tenho tanto receio de postar as imagens dos sites de linhas, pelo simples motivo do interesse deles em vender cada vez mais suas próprias linhas. Quanto mais se publica, mais pessoas se interessarão em fazê-los e comprar mais linhas.
Quanto as revistas internacionais, já acho mais difícil, mas não improvável. É um risco, menor, mas não deixa de ser um risco. Eu não publicaria uma revista inteira. Uma foto aqui, outra ali acho que não interfere nos seus interesses de venda, diminuindo assim o risco de um processo. Já vi alguns álbuns do PICASA serem retirados do ar por essa prática. Já soube também de alguns blogs.
Já publiquei fotos de algumas peças e sem a referência das revistas porque já as encontrei na net assim, o que não justifica a minha atitude. Não acho que essa seja uma atitude correta e nem uma justificativa aceitavel. Esse é um risco que corro, mas que não posso recomendar que alguém corra. Cada uma de nós deve se informar mais, raciocinar sobre o que devemos e podemos publicar e qual o risco que corremos.
Antes, eu não tinha a menor noção do que fazia, mas agora já tenho algumas informações que me levam a pensar mais um pouco antes de fazer um post.
Não gosto que publiquem minhas peças sem referencia ao meu site e ao meu nome. O que não quero pra mim não devo fazer aos outros. Nada mais justo que citar seus nomes. Devemos sempre procurar fazer da forma correta.
Já vi algumas amigas informando que têm o gráfico ou receita e pedindo, a quem tiver interesse, que mande um email com a solicitação. Não uso essa tática, mas acredito que seja uma ótima forma de se proteger. Mostram a foto da peça mas não mostram seus gráfico e como é feita.
Ainda não temos uma legislação completa e clara sobre o assunto, mas, temos alguma noção das estrangeiras. Com essa bagagem vamos, cada uma de nós,  criando nosso código de ética próprio para nossas publicações na net.
Esse é o meu ponto de vista.

BONS CROCHETS e uma ótima semana.

Abraços com carinho,

Sônia Maria
Visite também os meus blogs:

7 comentários:

  1. Sonia, td bem? A Nanda Souza, do orkut, colocou minhas fotos c marca d1agua no album de fotos dela aceitando encomendas das minhas peças e com o preço dela. Denunciei ela ao google e tiraram as fotos. Isso é abuso. Falsidade ideológica. Quero ver se alguem menos esperto fazer o pedido e pagar, não vai receber a peça, com certeza.
    Bjo
    Vera

    ResponderExcluir
  2. Olá Sônia! acho que vc tem toda a razão... nosso direito começa onde o do outro termina,quer dizer devemos respeitar as pessoas em todos os sentidos e não custa nada dar valor a quem tem direito.bjs :) Maria da Conceição

    ResponderExcluir
  3. Olá Sônia Maria!

    Estava procurando informação sobre tudo isso que você falou. Por acaso abri o blog da Vera Cecília, e li o "Dicas para configurar seu blog" .

    Foi ótimo ler tudo o que você escreveu sobre o assunto. Pois meu blog é bem novinho e eu não tenho muita experiência no assunto, mas sempre que faço uma peça pelos menos parecida com de algum blog, digo de onde tirei a idéia e tal.

    Obriga pelas explicações , informações e idéias sempre boas.

    Bjos, Vânia.

    ResponderExcluir
  4. Oi, amiga!
    Agradeço a orientação.
    Passei para deixar-lhe um abraço e deserjar-lhe um ótimo e maravilhoso final de semana.
    Carinhosamente,
    Dô.

    ResponderExcluir
  5. Olá Sonia e Marcia
    Muito legal este blogue
    as dicas são ótimas!

    (as vezes também escrevo sobre o tema e gostaria da opiniao de voces sobre está postagem
    http://fazendoarte67.blogspot.com/2009/05/sobre-sites-e-blogues-por-que-alguem.html)


    bjs e bom fim de semana

    :)

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, sei que faz um tempinho que esse assunto foi publicado mas acho que deveria fazer um comentário e dar os parabéns pela idéia do blog, acho bem interessante.
    Com um pouco da bagagem que tenho a respeito de direitos autorais concordo com o que disse Sônia. Se quiser usar fotos de sites, revistas (nacionais ou internacionais) tem sim que referenciar, ou seja falar da onde você tirou esse material. Isso já é defendido por lei. Quanto a publicar uma reportagem inteira é necessário autorização prévia do autor e de quem a publicou.
    Espero ter ajudado e estou sempre de olho aqui no blog. Bjoss e parabéns novamente.

    ResponderExcluir

Olá, amiga (o)!
Muito Obrigada por ter vindo. Volte sempre que quiser e puder.
Abraços com carinho,
Sônia Maria

GOOGLE AUTORIA

Powered By Blogger