quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

COMO COLOCAR LINK EM UMA FOTO E A IMPORTANCIA DE UM LINK CORRETO


Post atualizado em 01 fev 2011...


Olá, amiga!

É incrível a quantidade de links errados que encontramos por ai. Sabe por que? Porque são muito fáceis de se fazer e as pessoas não dão a real importância aos seus detalhes. É comum as pessoas subestimarem tarefas simples e as fazerem sem prestarem muita atenção e dai a grande ocorrência de erros. Portanto não subestime o que achar que é muito simples de se fazer. Preste sempre muita atenção e teste quanto terminar. Tudo que se apresenta muito simples esconde uma série de complexidades e com os links isso não é diferente.

"O QUE É UM LINK"? Links são títulos que você dá a uma matéria, figura, palavra, como damos os nomes as pessoas. Eles identificam alguma coisa.

Tome bastante cuidado para não chamar todos os seus links de CLIQUE AQUIO ideal é que cada um tivesse um nome identificando o que você está indicando.

Uma boa maneira de se fazer um link é citar o nome do blog ou site e a seguir o nome do artigo. Cite e link cada um de acordo com a sua página. Eu gosto de valorizar o proprietário do blog e por isso sito o seu nome também. Assim o blogueiro e o blog citado são valorizado e sua matéria também. E quando de buscas pelo Google eles serão encontrados e terão seus esforços recompensados.

Numa busca a um determinado assunto os "CLIQUE AQUI" ficarão de fora.Veja abaixo um exemplo de um link bem feito e que provoca retornos:
Estive no blog da Marcia, o CROCHE.TV vi um VESTIDINHO DE CROCHE PARA BEBÊZINHA lindo. Ela fez o passo-a-passo do vestidinho. Passe por lá e VEJA. Você vai gostar com certeza.

ATENÇÃO!
Veja e analise os detalhes:
Onde citei o blog - fiz um link direto para o blog dela o www.croche.tv/ .
Onde citei o VESTIDINHO DE CROCHE - fiz um link para o post do vestidinho http://especialonline.blogspot.com/2009/02/vestidinhos-para-bebe.html .
Onde eu falei do PASSO-A-PASSO - fiz um link pra ele http://especialonline.blogspot.com/2009/01/vestidinho-beb-primeira-parte.html .
Assim quando alguem entrar no Google pesquisando vestidinho de crochê vai encontrar com certeza, dentre outros o vestido que a Márcia fez.
Veja o Contrario:
Clique aqui e veja o vestidinho lindo que encontrei na net. O link que coloquei no CLIQUE AQUI foi o www.croche.tv . Se você estiver lendo a alguns dias, meses ou ano a minha indicação vai bater lá e voltar imediatamente. Você vai se sentir enganada. Não te mostrei o que me propus a mostrar. Simplesmente te mandei para o link e foi como se dissesse se vire e ache. Conclusão: A Márcia ficou desvalorizada pois nem seu nome e nem seu site foram sitados. Quem leu se sentiu traído e você ainda contribuiu para confundir os mecanismos de buscas.
Quando esses rastejadores dos mecanismos de busca saem de site em site, viajando pelos milhões de links que são feitos diariamente, eles associam os sites de destino às palavras usadas nos links dos sites de origem.Assim, ao passar pelo link aplicado sobre as palavras Clique Aqui, o rastejador vai “pensar”: “huuuuummm… clique aqui equivale à página http://www.especialonline.blogspot.com/. Anotado.”

Quando tiver tempo faça uma pesquisa em clique aqui e veja a quantidade de coisas que estão perdidas e sem uma referencia correta na net. Eu mesma a principio fiz muito disso. Agora aprendi e não faço mais. Em matérias anteriores vc pode encontrar esse erro no meu blog.

Agindo erroneamente, você diminui a chance de alguém encontrar aquele texto que é tão bom a ponto de você tê-lo indicado.

Agora depois de muita teoria vamos a pratica...

Exemplo nº 1 : LINK PARA FOTOS POSTADAS EM GADGET 

Essa foto abaixo uso na coluna do lado direito em um dos meus blogs, o PONTO DE CROCHÊ SONIA MARIA,  com link para o meu blog principal o FALANDO DE CROCHET... Ela fica na coluna da direita do blog. 

Se você clicar na imagem agora ela fará um link com o blog FALANDO DE CROCHET.  



 Veja abaixo como procedi:

1 - Primeiramente abri meu blog e cliquei em DESIGN LAYOUT;



2 - Depois cliquei em Adicionar um gadget.


3 - Das opções abertas escolhi postar uma imagem.
4 - Abriu-se a caixa abaixo.

5 - Procurei uma imagem no meu computador. (Pode ser do seu computador ou não).

6 - No campo link digitei o endereço do meu blog. 



7 - Salvei.

Pronto!

Assim quem clicar nessa caixinha visitara o meu blog principal.

Exemplo nº 2 

Atualizado em 08 fevereiro de 2011...

Você também pode colocar link nas fotos dos seus posts. 
Veja abaixo o exemplo que fiz com minha foto.


É muito simples, assim...








Qualquer dúvida é só perguntar.


ATENÇÃO!
Cuidado para não repetir o http://
Se vc fizer um link assim http://www.falandodecrochet.blogspot.com/ , ele vai ficar correto. 
No entanto se você copiar o link, que já vem com o http:// e colar na caixinha que já tem o http:// ele vai ficar errado. Veja: http://http://falandodecrochet.blogspot.com . Clique em um e clique no outro e veja a diferença.
Outro detalhezinho bobo e que faz toda diferença é um ponto ou virgula que não seja parte do link emendado nele. Ele também anula o link.

POST ATUALIZADO EM 08 FEV 2011...


Respondendo a e-mails:


"Tânia perguntou: Estou tentando colocar um link na foto mas não encontro onde diz DESIGNER nem criar um gadget.... onde é que isso está???"


Resposta:

"Tânia! Esse post é muito antigo. O blogger mudou o nome da página, de  Designer para Layout... 


BOAS CONFIGURAÇÕES

Abraços com carinho,

Sônia Maria

28 comentários:

  1. Meu nome é Solange, estou começando a blogar e de vez em quando vou te alugar um pouquinho, que bom que eu achei alguem pra tirar minhas duvidas. Uma delas é que eu não consigo fazer aparecer o link em cima da foto. Eu consegui fazer ele aparecer na parte de cima juntamente com o titulo e descrição. Já aconteceu de eu entrar em um blog de outra pessoa atraves de outro blog e ter que ficar procurando pelo Google o URL certinho, pra adicionar no meu blog como "blogs que eu acompanho". Talvez exista outra maneira de se fazer isso, mas eu ainda não sei. Para adicionar teu blo "Falando de crochet", eu entrei no teu perfil, vi quais eram os teus blogs, entrei num deles, achei lindas as coisas que vi, mas lá tinha o URL"http://falandodecrochet.blogspot.com", dai ficou facil. Acho que já pertubei demais, se voce puder me ajudar nisso ja agradeço muito. Um abraço, ate outro dia

    ResponderExcluir
  2. A minha filha me deu a maior bronca porque eu te fiz perguntas "toscas", sabe como é adolescente, ela já me tirou a duvida quanto aos link dos blogs, mas quanto a ele aparecer em cima da foto, ela me falou de um outro programa. Eu gostaria de saber se tem como fazer isso atraves da configuração do blog ou layout,não sei. Obrigada.Solange

    ResponderExcluir
  3. Oi Sonia, obrigada por ter me respondido, eu gostsria que em cima das fotos que eu postei, aparecem o link do blog("http://pintacrocheborda.blogspot.com") e o "Feito po Solange Gama", igual ao que eu já vi em outros blogs. No seu "Falando de croche" tem uma foto de uma gola com uma bolsa, e tá la em cima da foto o seu link e feito por Sonia Maria. Isso que eu quero aprender a fazer. Obrigada, Bjos Solange

    ResponderExcluir
  4. Olá Sonia!!
    Isso que você ensinou sobre linkar fotos foi muito legal...me ajudou a fazer no meu blog!!
    Mas existe uma coisa que considero ser mais simples e eu não estou conseguindo fazer.É o seguinte:
    Quando vou postar textos e fotos no blog sempre a foto fica no topo da página e eu não consigo comentar acima da primeira foto, só consigo comentar abaixo dela.Também não sei como mudar a foto mais para baixo.Tentei recortar e colar abaixo do texto mas não deu certo.
    Deu pra entender a dúvida???
    Me dê uma luz!!!!!!!!!!!
    Gd abraço e obrigada pelas dicas que vc já deu!!!
    Bjs
    Thayse

    ResponderExcluir
  5. Olá Sonia!!
    Isso que você ensinou sobre linkar fotos foi muito legal...me ajudou a fazer no meu blog!!
    Mas existe uma coisa que considero ser mais simples e eu não estou conseguindo fazer.É o seguinte:
    Quando vou postar textos e fotos no blog sempre a foto fica no topo da página e eu não consigo comentar acima da primeira foto, só consigo comentar abaixo dela.Também não sei como mudar a foto mais para baixo.Tentei recortar e colar abaixo do texto mas não deu certo.
    Deu pra entender a dúvida???
    Me dê uma luz!!!!!!!!!!!
    Gd abraço e obrigada pelas dicas que vc já deu!!!
    Bjs
    Thayse

    ResponderExcluir
  6. Bom Dia,Sônia!
    Eu gostaria que vc detalhasse mais claramente pra essa minha cabeça dura entender.Veja o exemplo que vc citou:Estive no blog da Marcia, o ESPECIAL ONLINE (aí vc foi no desenho de link e clicou,abre uma janelinha e vc coloca o link do blog da Màrcia); e vi um VESTIDINHO DE CROCHE PARA BEBÊZINHA(aí vc clica novamente no desenho do link e qdo abrir a janelinha coloca o nome do blog da Márcia) lindo. Ela fez o passo-a-passo do vestidinho(aí clica de novo no desenho do link e na janelinha coloca o blog da página onde está o PAP). Passe por lá e VEJA(Aqui também?). Você vai gostar com certeza.
    SE for assim, sai debaixo minha amiga! Vc é uma heroina...hahahaha
    Eqto vc ñ responde vou tentando.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada por mais uma dica Sô!
    Bjão..
    com Deus flor!

    ResponderExcluir
  8. Olá Sonia, sou tua aluna em configurar blogs, to procurando como colocar letras grandes e coloridas, sei que já vi aqui mas não consigo mais encontrar, pode me ajudar? Obrigada, abração, adoro teu blog
    Irma
    irpegom@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Sônia Maria,
    Pesquisando te encontrei, e por coincidência tem o mesmo nome de minha filha “caçula”... Ela também é uma “apaixonada pelas artes!
    Foi bom estar aqui, e espero que consiga entender como colocar link... Como seria bom poder ter esta certeza em afirmar:
    Salvei. Pronto!
    Parabéns pelo Site, em especial pelo seu carinho e apreço!
    Atenciosamente, agradece,
    Marilda Silveira.
    BH. MG. 2009-09-17

    ResponderExcluir
  10. oiee!
    eu estou começandoa blogar e queria saber como faço para colocar uma foto bem no inicou do blogger.
    assim como tem no seu.
    se puder me ajude.

    desde de já agradeço.

    ResponderExcluir
  11. Querida Sonia,você me ajudou "moitooo",rsrsrs...Estava precisando pra poder colocar a foto da minha "afilhada" de blog...e com sua ajuda,yes,deu certo!
    Beijos
    http://tiaprifessora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá,vim conhecer teu blog e adorei as dicas.
    Graças a você que a madrinha do meu blog pode colocar minha foto e vim delá rsrsrs
    Estou te seguindo ,tenho muito que aprender tbm.
    bjs

    ResponderExcluir
  13. esti«ou tentando colocar um link na foto mas n encontro onde diz LAYOUT nem criar um gadget.... onde é que isso está???

    ResponderExcluir
  14. Olá, Tânia!
    Aquele post é muito antigo. Hoje o blogger mudou o nome da pagina de layout para designer... Para encontrá-la veja no canto de cima e do lado direito do seu blog. Clique nele e abrirá a pagina designer... Veja do lado direito também mais em baixo a frase acrescentar um gadjet. Ok?
    Boa Sorte e Sucesso.
    Bjs
    Sônia Maria

    ResponderExcluir
  15. Olà Sônia!!!
    Mais uma dúvida surgiu! Eu postei uma foto dum trabalho no meu blog(já com o nome em cima para salvaguardar- aprendi aqui)e fiz o link para que se alguém a copiasse e colocasse no seu blog, qd alguem clicar nela, direccionasse para o meu blog. No entanto, pedi a minha irma para testar e qd ela clica na foto nao direcciona para o meu blog... O que fiz de errado?

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Você não fez nada de errado. Quando fiz esse post funcionava assim mesmo. Agora, com o seu comentário vi que não funciona mais... Até atualizei o post. O Blogger deve ter procedido a mudança para nossa maior segurança. Fotos com link era um perigo porque você poderia copiar inadivertidamente e ajudar a disseminar algo indesejado.
    Muito Obrigada por ter me avisado que não tinha dado certo... Assim fiquei sabendo e mudei o texto do meu post.
    Boas Configurações!

    ResponderExcluir
  17. Ai, Sônia vc é um anjo em minha vida!
    Primeiro com o crochet minha paixao desde os 9 anos, e agora que sismei em fazer um blog vc também tão didaticamente vem me acompanhado também. Obrigada, Bjs. Que Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  18. Sônia,

    muito obrigado pela sua dica.

    Paz e Sucesso!

    ResponderExcluir
  19. PUXA, SÔNIA!
    SE EU TIVESSE DESCOBERTO TEU BLOG HÁ MAIS TEMPO, NÃO TERIA APANHADO TANTO...
    VOCÊ TRAZ DICAS PRECIOSÍSSIMAS E AGORA NÃO VOU MAIS DESGRUDAR DAKI. QUE BOM QUE TE ACHEI!UM ABRAÇO COM CHEIRO DE GRATIDÃO. BOA NOITE, QUERIDA.

    ResponderExcluir
  20. Olá Eng. dos Crochets,
    Acho que já te falei que quando criei meu blog, os 1ºs passos aprendi com voce.
    Sobre inserir links, costumo utilizar o famoso "Clique aqui", por causa de visitantes com pouca experiencia em net,pois no inicio eu mesma não percebia os links em outras palavras que não fossem estas.Porém ao inserir link, copio as propriedades da postagem e redireciono diretamente à postagem referida.
    Estou gostando muito das demais dicas que encontrei neste teu blog.
    bjos

    ResponderExcluir
  21. Mon cher Sônia,só agradecimentos!

    ResponderExcluir
  22. Vlw mano. Muito bom, até uqe enfim conseguí.

    ResponderExcluir
  23. Oi Sonia, estou tentando fazer um blog para minha escola. Já consegui a fazer a primeira pagina, mas eu queria que vc. explicasse como eu posso colocar uma foto em gadget e ao clicar nela, iria abrir uma outra pagina onde eu colocaria os dados da minha escola, patrono, história da escola, etc.
    Ccnsegui colocar a foto mas quando clico nela, não abre nenhuma pagina, o que abre é uma pagina do blogspot que não tem nada a ver com o blog que fiz. Gostaria de saber tb como faço para colocar nas paginas algo assim: em negrito, vc poderia se interessar por estas postagens e a pessoa clica numa foto e abre uma postagem fazendo comentário, dicas de programação, etc.
    Aguardo ansiosa seu retorno,
    Muito obrigada, Vera (Escola Municipal Cantor e Compositor Gonzaguinha)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente quero me desculpar com você pela demora... Estava viajando de férias e só agora retornei.
      Vera, siga o EXEMPLO 1 deste post que dará certo. É dessa forma que se coloca links nas fotos fixas, que ficam nas colunas tanto da direita quanto da esquerda abaixo ou acima dos posts.
      Para você ter uma foto abrindo os dados da sua escola é necessário que você faça um post com esses dados e depois faça o link desse post. Caso contrário você pode colocar mas de forma limitada no exemplo que mostro no blog.
      Quanto ao link nas palavras, ainda não fiz no meu blog. No entanto te indico os blogs http://www.dicasparablogs.com.br/ e http://www.ferramentasblog.com/ . Possivelmente nesses blogs você encontrará.
      Boas Configurações!

      Excluir
  24. ola sônia maria preciso da tua ajuda
    estou fazendo um blog de saúde e tenho que colocar foto nele.como faço para dar créditos há fotos que não são minhas.pois posso ser punida se eu pegar foto dos outros.me mostra como faço

    ResponderExcluir
  25. eu estava me enronlando para confugurar o meu blog obrigado
    http://xlucro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá, amiga (o)!
Muito Obrigada por ter vindo. Volte sempre que quiser e puder.
Abraços com carinho,
Sônia Maria

GOOGLE AUTORIA

Powered By Blogger