sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

COMENTÁRIOS E SUA IMPORTÂNCIA


Olá, amiga!


Existe coisa melhor
que
abrir sua caixa de
mensagens
ou o seu blog e ela estar recheada de comentários? Pra mim isso é tudo de bom. Significa que meu esforço não está

sendo em vão. Significa que existe alguém do outro lado
que está admirando o meu trabalho.




Devemos tomar vários cuidados ao deixar comentário em algum blogs.


Observo bastante os comentários dos meus blogs e dos blogs que frequento.


Por diversas vezes li comentários que nada tinham a ver com a matéria postada. Fico logo pensando em qual será a reação da editora daquele blog ao ler aquele comentário sem nexo algum.



Fica claro que ela não leu nada que ali esta, que ela não
deu a menor importância,
que ele não se deteve aos
detalhes
e carinhos que ali estão, que ela esta a
procura apenas de destaque e de retorno de visita.
Fica muito
nítido que ela é no mínimo uma indelicada.
Tenho observado que esse tem se tornado um comportamento de manada. Se você se comporta assim repense e se você recebe comentários assim repense também. Talvez seja hora de começarmos a deletá-los. Talvez seja a hora de deixarmos em nossas matérias apenas comentários inerentes a ela. Pense nisso. Estarei daqui a pensar também. Talvez assim sensibilizemos essas "amigas visitantes" com comportamentos impensados.
Acredito que um comentário tem que ter qualidade. Acredito também que um comentário tem que ser coerente com o que foi postado. Já recebi reclamações de várias amigas, irritadas com os comentários descabidos recebidos.

Quesitos que julgo de fundamental importância para um comentário:
1 - Para quem quer recebê-los:
1.1 - Em primeiríssimo lugar se você quer receber comentários faça matérias interessantes e inteligentes.

1.2 - Sempre permita comentários em seu blog. É no mínimo deselegante e desestimulante visitar um blog e ser proibido de comentar. É como bater com a testa na porta. Se você tem receio dos comentários de bagunceiros anônimos, configure seu blog para que todos os comentários seja monitorados. Assim você poderá controlar a todos.
2 - Para quem vai fazer comentários:
2.1 - Leia com muita atenção e zelo o artigo que a amiga escreveu com tanto carinho e esforço. Por mais óbvio que isso possa parecer, preste atenção neste quesito. Não caia na asneira de fazer comentários burros e irritantes. Fazer um comentário que não tem qualquer relação com o artigo te leva a uma grande chance de ser marcado como spam ou de ser banido do blogroll daquela pessoa.

2.2 - Tente acrescentar algo . Se os seus comentários forem inteligentes e de acordo com o post, você poderá estar criando chances de despertar curiosidade em que os lê e assim carrear visitas para o seu blog. Com certeza vão querer conhecer o blog dessa pessoa tão interessante e de comentários inteligentes. Se for um simples “visite meu blog” pode ter a certeza que ninguém irá. As pessoas precisam de mais. Você pode sim convidar pessoas para conhecer seu blog mas dentro e um comentário relativo a matéria. Assim seu convite será bem vindo.

2.3 - Use sempre o seu nome. No campo nome coloque sempre seu nome e não o do seu blog ou de qualquer outra coisa. Quando digo o seu nome é o nome que você é conhecido. Se você configurou bem seu perfil, o seu nome levará ao seu blog. Ninguém vai pedir identidade, mas tem que ser algo que possa identificá-lo como pessoa e não como um site ou uma palavra.

2.4 - Coloque a URL para a home do seu blog. Alguns blogueiros não fazem distinção, mas pode ter certeza que as pessoas não verão o comentário com tanta boa vontade, se o link apontar para uma determinada página dentro do blog ou se não tiver o link do seu blog para uma resposta ou retribuição de visita. Não me pergunte porque, mas essa é a prática em nosso meio. Não tem coisa mais irritante que você querer responder a uma questão ou retribuir uma visita e ter que sair a procura do link do blog daquela pessoa ou do seu email o que é pior. Muitas das vezes o blogueiro desiste.
2.5 - Eu tenho uma mania não muito comum de visitar um blog e a cada matéria que ainda não vi e que gostei, acrescentar um comentário condizente com aquele item. Isso porque ainda não tinha tido tempo de visitá-lo antes. Mas na prática, a maioria dos blogueiros não gostam de vários comentários, principalmente se não te conhecem e se esses comentários não tem nada a ver com nada. Acham que você esta tentando fazer colar algum para aumentar suas visitas . Portanto só faça isso em blogs de amigas e que você já costuma frequentar.
2.6 - Nada de comentários anônimos. Se não tiver como se identificar coloque seu nome e o seu email ao final do comentário.
2.7 - Sabe aqueles comentários cheios de arabescos ou formando figurinhas? São charmosos e até certo ponto interessantes devido a sua arte. Eles dentro de sua meiga aparência não demonstram o quanto pesam em um blog. Se em uma determinada matéria tiverem vários daqueles, dificilmente o campo comentários abrirá para que alguem deixe também seu comentário. Muitas blogueiras deixam explícitos em seus blogs para não façam esse tipo de comentários . Eles irritam várias blogueiras. Portanto minha recomendação é para que jamais poste um comentário assim.
2.8 - Em termos de comentários, um pecado que julgo capital é você fazer uma crítica de forma agressiva e anônima. Criticas construtivas e educadas são sempre bem vindas. Queremos sempre crescer e aprender, portanto é muito interessante conhecer seu ponto de vista inteligente . Esse é um tipo de comentário que intriga e chama atenção para a pessoa e seu blog. Todos que o lerem vão querer conhecer mais dessa pessoa que consegue acrescentar, sem agredir e de
forma tão inteligente.
Bons Comentários e Boas configurações!
Abraços com carinho,
Sônia Maria



ATENÇÃO!
Veja sobre MIMOS E COMENTÁRIOS  a seguir

40 comentários:

  1. OLÁ SÓNIA FIQUEI FASCINADA COM A SUA POSTAGEM E COM AS DICAS PARA OS COMENTÁRIOS, MUITO OBRIGADA POR PARTILHAR COM AS AMIGAS TODAS AS DICAS, DE UM BOM COMENTÁRIO,BEIJOS.

    ResponderExcluir
  2. OLÁ SÔNIA!

    MUITO OBRIGADA POR MAIS ESSA DICA, ÀS VEZES DEIXAMOS RECADOS DE BOA SEMANA , ETC.EM POSTAGENS NOS ESQUECENDO DE COMENTAR A POSTAGEM EM SI!
    BEM PENSADO.
    ESSE CANTINHO SEU FICOU MUITO BOM MESMO!
    LINDO DOMINGO PRA VOCE.
    BJOS.

    ResponderExcluir
  3. Cara Sonia,quando deixei o comentário no seu blog só queria expressar o meu reconhecimento pelo bem que o Falando de Croche, e outros blogs tão bons quanto, tem feito prá mim.Era o primeiro coment no seu blog e não quis me ater àquela postagem específica.Coloquei a url porque está escrito lá: "não esqueçam de deixar seu email ou url".Sinceramente não gostaria que visitasse meu blog.Ele é tão simples.Ainda nem pude postar todos meus trabalhos.Ele me serve mesmo é para guardar a lista de todos meus blogs preferidos, compartilhar fotos, etc.Sinto muito ter causado tão má impressão em alguem que admirava tanto!Tenha a certeza de que não era essa a minha intenção.Vou continuar vindo aqui no seu blog.Ele é ótimo!Era só isso que eu queria dizer.

    ResponderExcluir
  4. OI Sonia
    suas dicas sempre valiosas
    postagens sempre perfeitas
    parabéns
    sabe eu gosto de receber comentarios,mais até hoje eu não me sinto uma verdadeira blogueira,apenas tento fazer amizades atraves da net,com o que eu gosto de fazer que é o croche,esse sim é o meu verdadeiro prazer,fazer,escrever,conversar,ver dos blogs e até passar um pouco que eu sei e das receitas que tenho.
    quanto o comento num blog e a pessoa não me retribui,não fico triste,porque eu não quero que ela comente só para retribuir a visita,eu quero que ela comente porque aquela postagem serviu para algo.
    Já fiz uma coisa que não gosto,me alongar no comentario,bom istro é mais um bate papo que comentario
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá Sonia
    Ótimo este novo espaço que voce criou com dicas para nós "blogueiras/os", eu ainda tenho algumas dificuldades no Blogger e de vez em quando pensava em lhe perguntar, mas ao mesmo tempo tinha receio, pois voce tem muitos comentários pra ler e visitas a retribuir. Agora não preciso mais ficar com vergonha e vou visitar sempre este novo Blog
    Muito obrigada e um beijo
    Regina

    ResponderExcluir
  6. Sonia Maria, grata pelas suas dicas, que são muito mais que dicas... São verdadeiras aulas... Vou voltar muitas outras vezes para colher mais informações. um grande abraço - Maria Filomena

    ResponderExcluir
  7. Como sempre, tô contigo! Partilhamos dos mesmos pensamentos quanto a ética "blogal"
    Beijos Sônia!
    Rafa H

    ResponderExcluir
  8. Oi Sônia,
    tudo bom linda!
    Amiga mais uma vez, assino em baixo.
    Falar sobre comentários é muito importante, por que as vezes, acontece coisas muito chatas nos comentários. Pessoas fazem até propagandas, sem ao menos, tocar no assunto do post. Mas de agora em diante, com suas dicas valiosas, com certeza, iremos acertar mais.
    Nao esqueça: Você está sempre no colo de Jesus. E neste colo, não há quem fique triste ou se sinta sozinho!
    Um grande abraço em vc e no minino Roberto, bom carnaval e fiquem sempre com Deus.
    Abraços
    Edilene Brasilia Df

    ResponderExcluir
  9. Olá, amiga!
    Aqui vai um email que recebi de uma de nossas amigas blogueiras e que vive do croche. Vou omitir o nome dela e dos sites que sita mas vai dar pra se ter uma noção do quanto a questão comentarios é seria:
    "Boa tarde!

    Sônia acabei de ver seu blog, e como sempre ajudando a todas da blogsfera.
    Tentei comentar, mas deu erro.
    Sabe vejo tudo isso que você disse no meu blog,Outro dia uma pessoa foi comentar e disse: Susana seu blog é lindo... (meu nome é mmmmmmmmmm) ta lá de todo tamanho.
    Sem contar nas que entram só para falar: Passa no meu blog tem um mimo pra você (Isso me irrita)
    será que o tal mimo é mais importante que a postagem que fiz?
    outro dia apresentei seu blog para minha amiga Irma, nós estamos falando sobre esses mimos e afins, e lembrei da sua postagem.
    Criei o blog para divulgar meu trabalho e ele está sendo meu ganha pão.
    As pessoas parecem que nem lêem o que está lá, porque aprendi a fazer decoupage pelo blog da Cátia e sempre deixo o link para as pessoas irem lá aprender também
    mas todos os dias recebo e-mails pedindo a apostila, isso sem contar que uma vez uma pessoa disse que eu era egoísta e que não queria ensinar.
    Agora se a pessoa tivesse lido a postagem toda veria o link lá.

    Quero te dar uma sugestão para ajudar mais ainda essa "turma"
    tenho observado vários blogs, muitos tem o título: Crochê de Fulana, Fulana de Tal Ponto Cruz
    Aí vamos felizes da vida visitar, quando abre o blog de ponto cruz e crochê não tem nada
    vou te dar um exemplo: www.xxxxxxxx.blogspot.com não estou falando mau dela, é só para você ver oque acontece, ela fala um monte de coisa menos do ponto cruz.
    O que vc acha dessa sugestão?

    Então quero te agradecer por todas essas postagens que com certeza vai ajudar a muitas.

    Beijos e bom resto de domingo!

    --
    XXXXXXXXXXXXX
    www.XXXXXXXXXXXXXXXXX.blogspot.com"

    Acho que deu pra perceber o quanto é sério.
    Abraços com carinho,
    Sônia Maria

    ResponderExcluir
  10. Oi Sônia fiquei imensamente feliz com seu novo blog, agora ficou mais fácil de tirar as duvidas que tenho. Esta nova dica de como devemos comentar está perfeita, muito obrigada. Há já adicionei em meu blogrool.
    Beijos e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  11. Olá Sônia!muito boa a dica sobre comentários,cada vez mais vc simplificando a vida das blogueiras com as suas dicas super importantes.Mais uma vez parabéns!!!! Maria da Conceição

    ResponderExcluir
  12. Sonia...

    Só gostaria de saber do seguinte:
    só pode deixar comentários quem for blogueira?
    Eu não sou blogueira (ainda), por estar aprendendo a manejar este assunto Informática...
    Já deixei comentários, felicitações e outros em alguns blogs, inclusive no seu e no da prof. Elaine e nunca recebi se quer a confirmação de ter sido recebido.
    Isso só fez com que eu desanimasse de traçar meus elogios às amigas "artistas das agulhas".
    Quem é só seguidora e admiradora também merece, as vezes uma palavrinha de carinho...
    Gosto muito de tudo que vejo, aprendo muito com todas as blogueiras e só posso agradecer a oportunidade do meu aprendizado.
    Beijinhos

    Rô Szili
    rosangelaszili@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Amiga sobre comentários adorei a Forma inteligente que abordou o tema, sobre os comentários que se deixam nos Blogs eu começei o meu blog com uma finalidade, e ao longo dos anos as minhas postagens foram-se alterando conforme os meus interresses isto para dizer que já tive muitos comentários, mas deixei de postar e as amigas partiram fiquei muito triste, agora adoro fazer croché e consegui publicar um passo a passo feito por mim mas sinto que ninguém vai visita-lo, não consigo fazer hiperlinks (penso que é assim que se chama) vou ler melhor os seus ensinamentos para aprender.
    Adoro a forma como ensina tudo
    Bom Carnaval e beijinhos
    Aldora

    ResponderExcluir
  14. Olá Sônia Maria, parabéns pela orientação - verdadeiramente é muito triste quando percebemos que "comenta-se por comentar!". Mesmo na pressa, é melhor ter um pouco de consideração! Obrigada pela excelente dica e recado. Um abraço!

    ResponderExcluir
  15. Olá Sónia, espero que esteja tudo bem consigo e com os seus. Gostei muito de ler e concordo plenamente com o que está escrito! Comentar só por comentar não é bom e realmente pode indicar que o que se quer é ganhar mais visitas.
    É óptimo ter comentários construtivos e que até nos ajudam a melhorar as nossas artes.
    Adoro o esforço que está fazendo para melhorar o mundo dos blogues, obrigada!

    Bjs
    Chuana

    ResponderExcluir
  16. Cara Sônia,
    meu nome é Mariadne, colaboro em uma associação de bairro de mães dando orientaçõs sobre croche, (que faço pro gasto), mas o pouco que posso passar para elas é muito gratificante.
    Quanto posso percorro os blogs e sites, aprendendo, conhecendo novidades, assim posso melhorar alguma coisa para as meninas do grupo.
    De todos os blogs, sem desmerecer ninguém, o seu é o que mais me chamou a atenção, pelo conteudo, pelas coisas lindas e caprichadas que vc faz, enfim por um conjunto de coisas, que mesmo através de uma telinha dá para sentir: o carinho que vc coloca no seu blog.
    Parabenizo vc pelas escolhas de seus posts, pelas peças e por essa disponibilidade em tornar publicas suas peças às pessoas como eu, sem essa experiencia que vc tem em croche.
    Foi a partir dos Paps que vi no seu blog que tive a ideia de fotografar com a webcam os projetos que estou desenvolvendo com as meninas e imprimir para elas, assim terão uma fonte para pesquisar o ponto se esquecerem.
    Assim somente posso agradecer, essa internet cria laços entre tantas pessoas estranhas que de uma hora para outra passam a fazer parte do nosso cotidiano, e sentimos que as conhecemos de longa data.
    Meu muitissimo obrigada,
    abraços
    mariadne

    ResponderExcluir
  17. OLA MENINA LINDA...
    ADOREI ESTE NOVO MODELO DE BLOG
    LI SEU DESABAFO E ESTOU COMPLETAMENTE DO SEU LADO
    ADMIRO MITO SUA GENEROSIDADE EM
    AJUDAR AS BLOGUEIRAS INESPERIENTES COMO EU
    OBRIGADO QUERIDA VOCÊ É MUITO IMPORTANTE PARA TODAS NÓS
    FIQUE BEM E NÃO SE PREOCUPE COM
    GENTINHA
    VOCÊ JÁ OUVIU FALAR QUE
    ÁRVORE TORTA,FORMIGUINHAS E GENTE
    TONTA ENCONTRA-SE EM QUALQUER LUGAR?

    HTTP://TIACIDACROCHE.BLOGSPOT.COM
    CIDA_CASSANHO1@TERRA,COM.BR
    TE AMO

    ResponderExcluir
  18. Sônia,
    parabéns pela iniciativa!
    As pessoas estão sempre procurando dicas! Até hoje me escrevem, ainda que não tenha postado nada no blog de dicas há 7 meses!!
    Realmente não tenho tempo mais...
    Estou pensando em fechá-lo, pois não tenho conseguido nem responder aos comentários que ainda aparecem.
    Por isso, queria te oferecer o conteúdo do blog de dicas. Quando tiver um tempinho, dê uma olhada lá (http://dicasparablog.blogspot.com) e veja o que interessa para vc copiar para o seu.
    Fique à vontade, de verdade!
    Adorei o artigo sobre os comentários!!! Vc disse tudo o que eu sempre quis dizer para as pessoas que me chamam de "Regina", "Roberta", "Denise"... rsrs
    Beijo grande,
    Debora

    ResponderExcluir
  19. Oi amiga
    Adorei a postagem!
    comentar é uma segunda página do dia,e achei ótimo a abordagem.De muita importância!
    Obrigado mais uma vez!!
    Beijos!!
    Márcia

    ResponderExcluir
  20. Oi Sônia, amei esse cantinho. Super útil para nós, que muitas vezes não sabemos lidar com determinadas funções do blogger ou até mesmo situações do blog...rsrs...
    Esse assunto do comentário: É tudo o que muitas deveriam ler...esse do mimo foi ótimo. Tem umas que nunca apareceram no meu blog, pelo menos nunca me deixaram comentário...e de repente aparecem me dizendo que tem um mimo pra mim...pra ir buscar...aff...eu não gosto de magoar as pessoas, mão é tão difícil lidar com isso. Eu ainda estou com problemas no computer, tenho a bebê para cuidar, e ainda tenho que esquentar a cabeça com o que fazer com os mimos de pessoas que nem conheço....E pessoas que comentam coisa que não tem nada a ver...é frustrante....!!!!
    Talvez as pessoas que deveriam ler essas dicas super importantes nem leiam, pq se não leêm nem os posts que a gente coloca e só escrevem tonterias né...vamos torçer que pelo menos por curiosidade venham ler.
    Mas aproveitando o blog de ajuda, já vou fazer minha primeira pergunta..rsrs..: eu tentei colocar esse blog no meu blogroll e disse que não encontrou um Feed para ele. O que eu fiz de errado?
    Muito obrigada pela sua gentileza e bondade em nos ajudar!
    Beijinhos
    Silvana

    ResponderExcluir
  21. Oi Sônia!!!!Já adicionei esse seu cantinho entre os meus blogs favoritos.Suas dicas são realmente muito valiosas para amadoras do mundo dos blogs,como eu.
    Estarei sempre por aqui pra apreder bastante!!!
    Depois eu volto para te dar um trabalhinho com as minha dúvidas(rs)!
    Muito obrigada mesmo!!Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  22. OLA SONIA
    muitos parabens por esta postagem,acho a bastante criativa e util,como todas as que tem feito.
    Eu lhe confesso que com a moderaçao de comentarios,evitei alguns comentarios tristes tais como!
    -ABRI UM BLOG VISITA-ME!!!!!
    este è um exemplo!
    porque se a pessoa nota-se o quanto esta sendo desagradavel,pedindo que lhe visitem sem mostrar que notou que voçe tbm existe,e fez uma postagem com tanto carinho!
    simplesmente usando seu espaço para divulgar o proprio,è um pouco deselegante como voçe diz!!
    Fazia falta a toda a blogosfera ler suas postagens.
    Gosto e aprecio muito como voçe aborda estes temas.
    feliz fim de semana
    bjs
    ROSA

    ResponderExcluir
  23. Sônia querida..vc é incrivel..
    Deus te deu um dom imenso..de amor..
    para ensinar!
    Parabéns..
    amo muito seu blog..sem falar na admiração..
    mas outra coisa...esses tempo parece q vc postou ensinando como colocar o PAP do trabalho naquele link AQUI.. e eu não achei, agora que vc mudou!
    Vc pode refrsecar minha memória!
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Olá Sonia,
    Gostaria que se possivel me orientar como colocar seguidores em meu blog, pois tentei e não consegui, no local onde sería colocada as fotos aparece uma mensagem do explore. Obrigada. Bjs

    ResponderExcluir
  25. Parabéns pelo Blog. Obrigado pelas dicas, estava querendo mesmo colocar um relogio aqui e estava todo enrrolado. Seu Blog é bem útil. Coloque ai como se coloca uma radio no Blog, pelo que ví é tambem muito procurado. Eu coloquei uma por aqui mas queria colocar uma radio de minha preferencia e que iniciasse assim que se entrasse no Blog. Abraços

    Lauro

    ResponderExcluir
  26. Olá Sonia!!!

    Sou sua fã, e como novata, digo que estou aprendendo a cada dia com as suas dicas e comentários.
    Já fiz muitas coisas erradas, mas estou tentando arrumar com tudo que tenho visto em suas postagens.
    Mesmo sendo bebê nessa arte de Blog, eu já fui presenteada com o nome errado. Alguém que não vou citar agora, mas até posso te passar por e-mail, de um Blog onde passei para visitar e deixei um elogio sobre um trabalho, me retornou e iniciou me chamando de "Cristina". Sei que é bem parecido, mas não é o meu nome.

    Alguns Blogs que visitamos , não constam os nomes das pessoas, então, qdo vou deixar algum comentário, digo apenas "olá", ou então "bom dia" ou "boa noite", justamente para não acontecer o que aconteceu comigo.

    Tive que deixar esse desabafo.... Obrigada pelo espaço!!!

    Abraços e Tenha um Ótimo Final de Semana: Regina

    ResponderExcluir
  27. Oi, Sonia, achei seu Blog por acaso e estou certa que encontrei uma mina de beleza, criatividade que dificilmente se ve por ai. Já estou te seguindo porque amo croche e gosto de coisas especiais como os seus trabalhos. Parabéns!
    delbatononartes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Olá Sônia!
    Descobrí seu blog faz pouco tempo, mas já pude perceber que ele é incrível... Estou começando a me aventurar na blogsfera (criei o meu faz pouco tempo) e, incrível, já me deparei com algumas das situações mencionadas aqui! Logo no início, e ainda agora, uma das minhas maiores preocupações é como lidar com os comentários... Sua reportagem foi muito esclarecedora, além de me deixar um pouco mais aliviada, por perceber que minhas opiniões e "dilemas" são partilhados por outros blogueiros.
    Parabéns mais uma vez e fique certa de que continuarei lhe visitando, mas reservarei meus comentários para os momentos oportunos.
    Bj.

    ResponderExcluir
  29. Oi Sónia meu nome é rogério o seu blog é um sucesso aqui em angola está a ajudar muitas pessoas que não entendem bem desta parte de configuração do blog, mas eu tenho uma pequena duvida queria saber quais os passos para introduzir uma nova imagem no Header, porque a imagem que esta lá não é lá muito boa
    Confere só o meu blog para verificação
    http://mialaefilhos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  30. Ola Sonia meu nome é Fabiana,acabei de criar um blog depois de visitar o seu e o de tantas outras artistas para fazer novas amizades e poder aprender ainda mais sobre croche.Acontece que estou com varios problemas de iniciante sabe e um deles é o de não conseguir postar fotos que eu achei na net e fui colocando no rascunho para poder postar mais tarde mas não tenho conseguido.Até pensei em excluir meu blog por causa de tamanha dificuldade que tenho enfrentado.Por favor me ajude,sei que pode ser bobagem mas estou ficando louca por nãoconseguir será que se eu excluir todas minhas postagens do rascunho e começar tudo de novo eu consigo?Beijos e que Deus continue te abençoando cada vez mais.sitive

    ResponderExcluir
  31. Oi Sonia, estou encantada com as informações de seu blog.
    Eu gostaria de aprender a fazer somente o corpo do blog rolar.
    Eu ja consegui enfeita-lo, mas queria que apenas a parte central rolasse. Você saberia me ajudar?
    Muitissimo obrigada

    ResponderExcluir
  32. eu queria saber como faço para por os selinhos das promoçoes das minhas amigas de lado no meu blog e como fazer varias paginas como vcs tem,tenho tanta coisa pra por mas fica tudo na 1 pagina nao sei nem como fiz os arquivos clica la neles é tudo as mesmas coisas obrigada bjussss

    ResponderExcluir
  33. Adorei seu blog, como não entendo nada de blog preciso muuuiiito de ajuda se puder dar uma olhada no meu e me ajudar eu agradeço.Bem tive que eliminar um que tinha feito a poucos dias mas estou tentando esse espero poder melhorar.Estou fazendo o meu atraves do seu por favor me ajude.

    ResponderExcluir
  34. Amiga, nem pode imaginar como foi de suma importancia encontrar seus ensinamentos. Um amigo abriu um blog à meu pedido mas fiquei sem saber como manejá-lo; escrever, colocar fotos e os meus trabalhinhos singelos. Ainda não abri para saber como manusar porque foi exatamente nesse momento que descobri tal maravilha.
    Prometo dar-lhe notícias do meu novo blog se Deus quiser.
    Obrigada por tamanha boa vontade e desprendimento em ser útil às pessoas.
    Obrigada pelas dicas do que se deve ou não fazer e o que é certo ou não.
    Um abraço carinhoso.
    angelitaarte@yahoo.com.br
    Angela

    ResponderExcluir
  35. Olá Sonia Maria,boa noite!
    visitei seu blog faz muito tempo,e agora vou tentar colocar meu comentário...sabe aquele ponto trança em croche que a Elaine ensina? pois então,achei lindo maravilhoso e me inspirei nele para criar uma linda bluza para minha filha..ficou pronta,quando tudo estiver pronto,fotos dela com minha assinatura eletronica,vou postá-la em meu espaço virtual e gostaria que vc a olhasse,vou te avisar quando td estiver pronto..um abraço,e muito obrigada pelo lindo ponto trança postado em seu blog....
    LUCIANE SANTOS

    ResponderExcluir
  36. Sônia estou rosa chiclete após ler esse post, já cometi o erro 2.7(postar desenhos) é que achava tão bonito e não sabia que pesava no blog dos outros, vou tentar evitar, se bem que um seguidor achou lindo!rsrsr
    Mas, enfim adoro esse seu blog de dicas já me ajudou muito e continua ajudando.
    Beijos

    ResponderExcluir
  37. Nossa!Depois da leitura da sua aula(verdadeira aula)sobre blogs,descobri tantos erros...entre eles, o de colocar o endereço do blog no lugar do nome nos comentarios.Pra você ter uma idéia,ainda tenho de olhar nas anotações do curso,como se coloca links,adicionar blogs, etc.Nem sabia direito o significado do url.Mais uma vez obrigada enorme.Bjs Nelly.

    ResponderExcluir
  38. Sônia, realmente existem leitoras blogueiras que vão no seu blog e não comentam nada mas fazem um "JABÁ" do seu blog, não sou contra isso mas como você falou, leia, faça comentário e no final post o link do blog é mais elegante e sempre que vejo uma colega que faz isso eu vou e visito o blog delas, fora isso deleto tudo, e tem os Jabás cara de pau mesmo onde a pessoa entra publica sua venda e nem dá um oi! Bom já falei demais! Adorei suas dicas e vou passar a fazer!
    Espero por você, venha me visitar. http://batonsespartilhos.blogspot.com.br/
    Karla Prado
    BJKS

    ResponderExcluir

Olá, amiga (o)!
Muito Obrigada por ter vindo. Volte sempre que quiser e puder.
Abraços com carinho,
Sônia Maria

GOOGLE AUTORIA

Powered By Blogger